Curso de Cálculo Numérico

Professor Raymundo de Oliveira

| Home | Programa | Exercícios | Provas | Professor | Links |

Luta pela Paz entre Colômbia e Venezuela

Raymundo de Oliveira

Meus amigos,
Trago uma preocupação que quero compartilhar com as pessoas que mais prezo e respeito. A situação na fronteira Colômbia-Venezuela está ficando dramática.

Mentiras para justificar a invasão do Iraque
É muito claro que a invasão do Iraque tinha por finalidade o domínio da enorme reserva de petróleo que lá se situa. Qualquer idéia de armas de destruição em massa, do Presidente Saddam Hussein, era pura invenção, pretexto para justificar a invasão e o domínio daquelas reservas petrolíferas, de que os Estados Unidos tanto necessitam.

O objetivo agora é dominar o petróleo da Venezuela
Hoje, os olhos do Império estão virados para a Venezuela, enorme reserva de petróleo, com a vantagem de se situar próxima dos EUA, longe da turbulência do Oriente-Médio.

Todas as tentativas de pacificação da região vão encontrar os EUA procurando boicotar, de modo a impedir o diálogo e a Paz, de que tanto precisam os povos irmãos da Venezuela e da Colômbia.

Opção das FARC pela luta armada
Os diversos pronunciamentos, buscando superar o tratamento de terroristas dado às FARC, estão na linha de construção do diálogo.

As FARC começaram a atuar na década de 60, quando os caminhos legais estavam praticamente fechados, pois as ditaduras militares eram a regra e os caminhos eleitorais estavam impedidos às forças democráticas. Daí a opção pela luta armada, que foi tentada por diversas organizações. Quase todas foram derrotadas. No caso das FARC, chegou-se a um dilema, onde nem elas avançam, nem o governo as derrota, com grande sofrimento para os dois lados e para todo o povo colombiano.

Hoje,  há outros caminhos
Hoje, vive-se um momento diferente, quando alternativas legais mostram-se viáveis. São exemplos as vitórias de Cristina Kirchner na Argentina, Tabaré Vázquez no Uruguai, Michelle Bachelet no Chile, Hugo Chaves na Venezuela, Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, Daniel Ortega na Nicarágua e Lula no Brasil.
Embora com limitações pelas condições específicas de cada processo, há inegável avanço das lutas democráticas e populares nesses países, numa realidade completamente diferente da que havia quatro décadas atrás.

Necessidade de diálogo entre o Governo Uribe e as FARC
É preciso fazer todo o esforço para que se construa um caminho político de negociação, também na Colômbia. Para isso, o diálogo entre o Governo Uribe e as FARC precisa ser construído, com concessões de ambas as partes, em busca da pacificação.

Os EUA querem impedir a Paz
A Paz é tudo o que os EUA não desejam, pois pretendem assumir o controle do petróleo venezuelano, o que seria impossível se a situação de Paz se consolidar. Precisam, urgentemente, de uma guerra entre os dois países e não descansarão enquanto não criarem esse clima belicoso que desemboque numa guerra de fato, quando serão chamados a intervir ao lado do governo da Colômbia.

Luta pela Paz, contra os que vivem da morte e da guerra
É urgente a ação de todos os democratas, os que desejam a Paz em nosso continente, os que não querem ver tropas americanas desembarcarem em nossos países. É necessário que nos unamos na defesa da Paz e do diálogo entre todos os colombianos, superando décadas de guerras internas, onde a pacificação seja o objetivo comum, de modo a se poder, num quadro democrático, construir um processo em que todos os colombianos sejam ouvidos e possam livremente decidir seus destinos.

Estou convencido de que veremos, nos próximos meses, uma intensificação das provocações nas fronteiras entre os países, buscando impedir o diálogo e a Paz. Nossa atuação, hoje, pode ser decisiva para impedir mais essa ação dos que vivem da morte e da guerra. Nossos protestos contra a violência da mentira organizada, nossas lutas pela Paz e pela fraternidade entre os povos de nossa sofrida América Latina são armas que possuímos contra a violência centenária pela qual têm passado nossos povos.

Trago esta preocupação, na esperança de conseguir multiplicar esta denúncia, tornando público este alerta, usando nosso protesto como instrumento de luta pela Paz.

Nosso objetivo comum precisa ser uma América Latina unida, onde a fraternidade entre os países seja irmã do progresso social, com democracia, trabalho, educação e saúde para todos.
 
Raymundo de Oliveira

Se você tiver dúvidas sobre a matéria, meu e-mail é: raymundo.oliveira@terra.com.br

  Home | Programa | Exercícios | Provas | Professor | Links |